A vida moderna pressiona os indivíduos, gerando estresse de várias formas. Evitar o estresse é uma recomendação que ouvimos constantemente. Cada vez mais descobrimos novos motivos para evitá-lo.
O estresse crônico causado por adversidade, depressão, ansiedade ou solidão / isolamento social, etc. pode colocar em risco a saúde humana. Estudos recentes têm mostrado que o estresse crônico pode induzir a tumorigênese e promover o desenvolvimento do câncer. Um artigo de revisão publicado no jornal Frontiers of Oncology descreve o progresso mais recente da pesquisa sobre os mecanismos moleculares pelos quais o estresse crônico promove o desenvolvimento do câncer.
Primeiramente, o estresse crônico ativa o sistema neuroendócrino clássico [o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA)] e o sistema nervoso simpático (SNS) e leva a um declínio e disfunção do córtex pré-frontal e do hipocampo. Os hormônios do estresse produzidos durante a ativação do eixo HPA e do SNS podem promover a tumorigênese e o desenvolvimento do câncer por meio de uma variedade de mecanismos. O estresse crônico também pode causar alterações na resposta inflamatória do corpo e na função imunológica. Uma resposta inflamatória de longo prazo e o declínio das capacidades de vigilância imunológica do corpo estão implicados na tumorigênese.
Mais do que nunca é importante buscar meios para controlar o estresse, como terapia psicológica e exercícios físicos. É hora de se mexer!
Fonte: https://internal-journal.frontiersin.org/articles/10.3389/fonc.2020.01492/full