Em um artigo publicado no The New England Journal of Medicine um grupo de pesquisadores anunciou que, pela primeira vez, provou-se em humanos que o uso de testosterona reverte o envelhecimento celular. A conclusão abre uma nova perspectiva para a prevenção e o tratamento de doenças resultantes do desgaste do corpo, ocorrido com o passar dos anos, como o câncer, o infarto e o Alzheimer
A chave está nos telômeros, que são estruturas nas extremidades dos cromossomos e protegem nossos genes durante a multiplicação das células. Os telômeros funcionam para proteger as extremidades do cromossomo. Com o envelhecimento a estrutura se encurta, causando defeito na quantidade e regeneração das células tronco, gerando doenças e envelhecimento celular.
Para o estudo foram recrutadas 27 pessoas com alterações genéticas que provocam um encurtamento acelerado dos telômeros. Após dois anos utilizando danazol, um derivado da testosterona, em 12 dos 27 participantes registrou-se uma redução na taxa de encurtamento dos telômeros e em 11 desses os telômeros haviam se alongado, surpreendendo os pesquisadores.
Na Itália uma pesquisa mostra que a obesidade, que causa envelhecimento celular, encurta os telômeros e que, quanto maior a perda de peso, maior o alongamento dos telômeros.
São boas notícias, mas lembre-se: nada substitui um estilo de vida saudável.
Fontes:
Danazol Treatment for Telomere Diseases. May 19, 2016 N Engl J Med 2016; 374:1922-1931 DOI: 10.1056/NEJMoa1515319
http://istoe.com.br/o-hormonio-da-juventude/?fbclid=IwAR2wAjllU1LQAaPBh3j_3U0XF5ks5uZo8L92i9BInNvbADcXN7SZpfB5pRM