A Vitamina B12, também conhecida como cobalamina, desempenha uma série de funções essenciais para o nosso organismo, sendo importante para, entre outras coisas, manter o metabolismo em funcionamento, produzir glóbulos vermelhos no sangue, atuar em diversas funções do sistema nervoso e também na regeneração muscular.
A carência de vitamina B12 é facilmente detectável em um exame de sangue e leva a sintomas que podem ser facilmente atribuídos insônia ou estresse, tais como:
- Fadiga
Um dos primeiros sintomas de deficiência de vitamina B12 é o cansaço anormal. Tudo porque, quando o suprimento de B12 está baixo, você acaba não sendo capaz de produzir os glóbulos vermelhos necessários para fornecer oxigênio para todo o corpo.
- Depressão, falta de concentração, problemas de memória, desequilíbrio, confusão mental
Os nervos são cobertos por uma por uma substância branca chamada de mielina, que tem o papel de isolar, proteger e acelerar os impulsos nervosos. O cérebro necessita de vitamina B12 para produzir mielina. A mielina se destrói com a carência dessa vitamina e os impulsos nervosos são prejudicados, não viajando rápido como necessário para o funcionamento normal do organismo.
Outros sintomas causados pela falta de vitamina B12 são: anemia, formigamento e diarreia ou prisão de ventre.
Principais fontes de vitamina B12:
- peixes de águas frias (salmão, atum, truta etc.)
- carnes bovinas e suínas (com destaque para o fígado de boi)
- ostras
- ovos
- leites e derivados